Registro no Conselho Regional de Psicologia: CRP 06 - 4705/J

Constelação Familiar

This is custom heading element

selo-constelacao-familiarO que é?

Constelação Familiar, é uma nova abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger após anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo, buscando o diagnóstico e solução de problemas e conflitos. O resultado desses experimentos se transformou em um trabalho simples, direto e profundo que se baseia em um conjunto de “leis” naturais que regem o equilíbrio dos sistemas que o próprio Bert chama de “Ordens do Amor”.

Como Funciona?

De forma prática e vivencial, dissolve antigos padrões (conflitos e doenças que se repetem) familiares que de alguma forma impedem o livre fluxo de amor entre os membros da família.

Ela atua de forma direta nas questões do sistema familiar, abrindo espaço para uma nova compreensão e cura desses padrões. A solução torna-se possível quando a ordem básica sistêmica é restabelecida, os familiares excluídos voltam a ser respeitados e aceitamos a nossa herança familiar.

O trabalho é feito em grupo com o objetivo de descobrir de que forma ainda estamos funcionando dentro e fora desses emaranhados sistêmicos e os papéis que exercemos inconscientemente na nossa família.

No processo de Constelação utilizarmos os membros do grupo como representantes, posicionados espacialmente em relação à questão trazida por um dos participantes. Ao “constelar” a sua imagem interna, esse participante faz emergir um campo de ressonância que permite ver o que é de fato significativo e essencial, ou seja, o fator pedidor, do fluir da ordem e do amor.

“Quando compreendemos onde estão as obstruções da família, o amor tem chance.” [ Bert Hellinger ]

O psicoterapeuta alemão Bert Hellinger desenvolveu um excelente instrumento para a cura das relações familiares: a Constelação Familiar.

Vivendo dezesseis anos na África esteve em contato com os Zulus e aprendeu com estes nativos a importância em honrar e reverenciar os ancestrais.

Nesta abordagem sistêmica-fenomenológica, o filósofo e psicanalista alemão descobre, como ele mesmo denomina, as: “Ordens do Amor”, e a natureza da “Culpa e da Inocência”, com isso revelando os motivos ocultos das repetições de destinos nas famílias e de problemas que se repetem em nossa vida – e principalmente – como solucionar isso.

Neste trabalho compreendemos que muitas de nossas dificuldades e problemas, tiveram suas raízes em eventos que aconteceram no passado de membros da família que muitas vezes nem mesmo conhecemos.

Observamos entre os familiares padrões de comportamento repetitivos de geração a geração, muitas vezes inconscientes. Apesar do amor que existe entre os membros da família, as pessoas se sentem infelizes, frustradas e podem até adoecer.

Podemos dissolver estes emaranhados, detectando:

  • Traumas
  • Comportamentos destrutivos
  • Relações amorosas frustradas
  • Membros da família excluídos do sistema
  • Perdas e segredos familiares

Segundo Bert Hellinger, psicoterapeuta alemão e criador da Constelação Familiar, mais de 50% dos nossos problemas são de origem sistêmica, ou seja, são originados e perpetuados dentro das nossas famílias.

A quem se destina?

Este trabalho destina-se a todas as pessoas que desejam trabalhar suas relações familiares e amorosas, assim como problemas de saúde, comportamentos destrutivos, perdas e / ou luto, dificuldades financeiras, acidentes graves, envolvimento com drogas, entre outras questões.

Como se realiza?

A Constelação Familiar, é realizada em grupo uma única vez, sendo um aconselhamento breve e direto, profundamente tocante.

Esta técnica vem encantando o mundo por encontrar soluções inovadoras e simples de problemas nas relações familiares e amorosas, problemas de saúde, comportamentos destrutivos, perdas e/ou lutos, conflitos empresariais e dificuldades financeiras persistentes.

A pessoa que constela, que traz a questão a ser trabalhada, escolhe dentre os participantes do grupo os representantes de sua família ou empresa, para junto com o terapeuta/constelador, encontrarem a solução que restabelece as ordens do amor no sistema.

Talvez o mais importante desse trabalho é que todos ganham. Todos que trabalham, que são representantes, os que assistem, e aquela que de fato constela acaba trabalhando sua ancestralidade e por isso todos do grupo se beneficiam da experiência.

Links Úteis:

Obtenha maiores informações, clicando sobre os links abaixo:

www.atmaneditora.com.br
www.institutohellinger.com.br